COMO FUNCIONA O PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL NAS EMPRESAS.

processo seletivo em porto alegre

Olá Pessoal,

Uma dúvida constante de quem está procurando emprego, é como funciona os processos seletivos nas empresas. Navegando na web encontramos este artigo que explica muito bem o processo. Segue na integra.

 

Enviei o meu currículo para a empresa e ainda não me retornaram, devo ligar? Será que me chamarão para uma entrevista de emprego? Quanto demora a me darem um retorno? Será que não passei na seleção? A empresa entrará em contato comigo ou devo procurá-la?

Se você já passou por um processo seletivo, com certeza já deve ter ficado com algumas destas dúvidas, muito comuns entre os profissionais que participam de processos seletivos em busca de uma vaga ou colocação no mercado. Isso porque o processo de recrutamento e seleção é complexo e delicado, geralmente demorando alguns dias ou até meses para ser concluído.

Processos seletivos

Confira como funciona o processo de recrutamento e seleção de pessoas dentro das empresas e organizações:

Solicitação de abertura da vaga a ser preenchida

O gestor de uma determinada área da empresa identifica a necessidade de preencher ou criar determinado cargo, e solicita ao departamento de Recursos Humanos (RH) a abertura da vaga, ressaltando o prazo e o motivo da contratação.

Seleção interna ou externa

Após a solicitação de abertura da vaga, a gestão de pessoas analisa e avalia se o processo de recrutamento será interno — aproveitando os próprios colaboradores da empresa que desejam mudar de cargo e que se encaixam na descrição da vaga —, ou externo (recrutando profissionais disponíveis no mercado).

Abertura da vaga ao mercado

Depois de selecionado qual o tipo de contratação, o RH deve elaborar o anúncio da vaga. Embora possa variar de uma organização para a outra, este anúncio geralmente contém o título da vaga ofertada, descrição das atividades que deverão ser desempenhadas pelo profissional contratado, benefícios e o salário oferecido pela empresa. Outro dado que precisa ser informado é como entrar em contato com a empresa, seja por email ou telefone.

Anúncio da vaga

Após preparar o anúncio da vaga, com todas as informações acima, o RH deve selecionar os locais em que a vaga será veiculada — como agências de empregos, banco de talentos da própria empresa, internet, portais de trabalho, Linkedin, grupos específicos de vagas no Facebook, jornais etc.

Seleção dos currículos e possíveis colaboradores

Depois de receber os currículos dos candidatos interessados à vaga, é hora de fazer uma triagem dos profissionais que mais se adéquam à vaga e exigências da empresa.  Após isso, a empresa entra em contato com todos os pré-selecionados e marca a entrevista de emprego.

Entrevista com os candidatos

O próximo passo é a realização da entrevista pessoal, em que o recrutador confirma os dados contidos no currículo e faz perguntas relacionadas ao cargo ofertado e à vida profissional do candidato. Também podem ser aplicados testes e dinâmicas, conforme a necessidade e política de contratação da empresa.

Retorno ao candidato

Após a realização das entrevistas, o RH avalia, juntamente com demais interessados na contratação, qual o candidato melhor se encaixa às necessidades da empresa. Uma vez selecionado o candidato a ser contratado, a organização deve entrar em contato tanto com ele quanto com os que não foram selecionados, agradecendo e convidando-os para uma próxima oportunidade.

Contratação

Depois de definido o candidato ideal para exercer o cargo, o RH deve fornecer a lista de documentos que o profissional deverá levar à empresa, dentro de um prazo pré-estabelecido, bem como indicar a realização de um teste admissional.

 


A Desenvolver RH é consultoria de recursos humanos, focada nos processos de seleção de efetivos e estagiários. Atuamos como parceiros de RH em Porto Alegre e região Metropolitana.
Para maiores informações sobre a Desenvolver RH, visite nosso site: www.desenvolver-rh.com.br
Para visualizar nossas oportunidades, curta nossa pagina no Facebook: https://www.facebook.com/Desenvolver/

Leave A Comment