DINÂMICA DE GRUPO. VOCÊ SABE COMO AGIR?

dinamica
O nosso blog hoje traz mais um texto voltado para o cenário de emprego. Por mais que ele não esteja tão favorável atualmente, continuamos sempre na tentativa de tornar você que está lendo, mais preparado quando a sua oportunidade aparecer. Você leitor sabe, que um processo seletivo para uma empresa, independente da área, em sua maioria apresenta várias etapas. Hoje vamos falar de uma delas em específico, a Dinâmica de Grupo.
Como o próprio nome já sugere, essa etapa é composta por mais candidatos e produz um certo medo para algumas pessoas, além da dificuldade em participar de forma satisfatória. O objetivo das empresas na Dinâmica de Grupo é de “Quebrar o gelo”, ver como os candidatos se portam, se sabem trabalhar em equipe, executando atividades que simulam o dia a dia empresarial.
Ansiedade e nervosismo são normais. Em caso de apresentação por exemplo, você comumente vai ver aquele candidato que fez intercâmbio em 3 países, já estagiou em duas grandes empresas, fez cursos extracurriculares e trabalho voluntário. Na sua opinião ele é o cara ideal para a vaga e você não tem chance. Certo? Talvez! Apesar de uma grande carga de conhecimentos e experiências, isso não significa que ele é melhor do que você! Explore o autoconhecimento, saiba os seus pontos fortes e ressalte o seu diferencial para os recrutadores.
Outro problema comum para você que quer iniciar a sua carreira. Nas atividades propostas na Dinâmica, você é daqueles proativos em excesso, que passam por cima dos outros e querem fazer tudo? Ou é aquela pessoa mais retraída, com medo de participar, sem confiança devido aos outros ou imaginando que vai fazer algo errado? Saiba que nenhuma dessas duas posturas é bem avaliada! É necessário ter bom senso e preparo, fazendo a sua parte da melhor maneira e buscando interagir com sua equipe visando o melhor desempenho.
Um candidato também tem de estar atento a fatores teoricamente indiretos na Dinâmica de Grupo. Por mais que pareçam clichês, pontualidade, postura e o vestuário utilizados são exemplos de itens que também são avaliados.
Seguem algumas dicas sugeridas pelo blog para você ir bem na próxima oportunidade:
E aí leitor, agora você sabe como se preparar melhor pra sua próxima Dinâmica de Grupo não é?
Por Marcelus Rangel

Leave A Comment