Como fazer uma boa avaliação de desempenho?

Avaliação de desempenho é um paradigma na vida dos líderes e liderados. Ambos dos lados fazem o possível e o impossível para evitar este momento tão importante para o desenvolvimento de ambos.  Deve ser pela origem da palavra avaliação que em latim significa: dar valor a ação, ou seja, atribuir algum valor por algo realizado. A discussão sobre o tema pode ir longe, pois o sentimento que é gerado ao sermos avaliados é algo que incomoda, pois a avaliação é dada por comparação, e o sentimento de sermos comparados não é bom.

Neste momento entra a área de Recursos Humanos da empresa, que identifica que o processo de avaliação de desempenho não acontece de forma sistemática e natural, e para dar suporte aos líderes, cria processos e sistemas muito bem estruturados, com cronograma, prazo, o que deve ser avaliado, com que métrica e parte para a implantação, treina líderes e liderados de como irá ocorrer o processo e que resultados irão alcançar com ele. Passado um ano da implantação e nada muda no desempenho geral da organização.

Poucas são as empresas ou líderes que refletem: Porque não está funcionando da forma desejada? Algumas buscam treinamentos de como dar feedback, outras revisam seu processo para torna-lo mais prático e não o chamam mais de avaliação de desempenho e passam a chamar de plano de desenvolvimento individual.

Mas a mudança real está muito além de um novo processo, nome ou de como dar feedback da forma correta. Está no real desejo da liderança em usar este recurso para desenvolver pessoas, isso ainda não faz parte da nossa cultura e realizar uma avaliação ainda é um paradigma.  Veja aqui algumas dicas importantes para os líderes usarem este precioso recurso para obter melhor resultado, para que ele seja natural e que realmente funcione na prática:

Autoconhecimento

Esta é à base de um líder, o aspecto mais importante, e deve fazer parte de sua agenda diária. Buscar autoconhecimento, entender seus comportamentos, valores, reações, crenças e como isso reflete na sua forma de liderar pessoas. Como posso compreender o próximo sem compreender a mim? Sou um ser humano melhor hoje do que fui ontem?

Avaliar

Ao invés de utilizar a palavra avaliação comece a utilizar a palavra avaliar que significa dar valor. Dê valor a cada pessoa que está em sua equipe, pois cada um é uma oportunidade de você se desenvolver como pessoa e líder, dê valor à oportunidade de poder apoiar no desenvolvimento desta pessoa.

Foco

Certamente seu sonho como líder é ter excelentes resultados na empresa, colaboradores felizes, motivados e altamente eficientes e eficazes. Bom e você vai atingir isso se der foco no que realmente importa, desenvolver as pessoas. O tempo em que o líder deveria saber de tudo e dar as respostas para tudo acabou, você precisa de sua equipe, portanto ela é o seu foco.

Confiança

Comece se perguntando: Eu confio nas pessoas? Eu confio em mim mesmo? Como está minha relação de confiança com minha equipe?  O líder deve estabelecer uma relação de confiança e respeito com sua equipe, onde em uma conversa possa se estabelecer uma conexão onde se ouve na essência e é possível se escutar até o que não foi dito pelas palavras.

Não julgue

O líder deve se livrar do julgamento! Quando julgamos estamos olhando o problema segundo nossos valores, paradigmas e vivências, cada ser humano é único e tem seus próprios valores, paradigmas e vivências. Como podemos ajudar nosso liderado a se desenvolver se olhamos o problema sob nossa perspectiva?

Desafie

Acredite que qualquer todo ser humano pode ir além, superar todo e qualquer limite. Podemos ver isso claramente nos esportes, onde recordes são quebrados e quando imaginamos que não é possível quebrar, outro recorde acontece. Se realmente acreditamos tudo é possível, sim nossa equipe pode ir além e atingir resultados superiores. Mas comece você acreditando que pode ser um líder melhor.

Ouse ir além

Ouse acreditar que você pode mais, que sua equipe pode mais, quebre os paradigmas, se transforme, busque, deseje, dê o primeiro passo, se entregue de coração. Permita-se ir além, e alcance resultados que você nunca imaginou.

Faça desse “processo” uma arma poderosa para apoiar o desenvolvimento de sua equipe, não se preocupe com os formulários, sistemas que devem ser preenchidos, eles são a consequência e não o fim. Ao final você será surpreendido, pois além de desenvolver sua equipe vai ver que você foi quem mais aprendeu, sim você. Pois as pessoas são o espelho de nossa alma, sem elas não evoluímos.

Daniela Piten Reis

Coach

P&P Desenvolvimento Humano

https://www.linkedin.com/pulse/como-fazer-uma-boa-avalia%C3%A7%C3%A3o-de-desempenho-daniela-piten-reis?trk=mp-reader-card

 

2 Comments

  1. Guilherme Arujo-Reply
    12 de maio de 2017 at 11:13

    Parabéns pelo artigo!!! Infelizmente várias empresas (grandes e pequenas) “fogem” de fazer avaliações de desempenho e acabam não dando a verdadeira importância para esse momento tão importante para identificar possibilidades de melhoria e de oportunidades para o crescimento do negócio e do profissional.

    • 23 de maio de 2017 at 18:29

      Obrigado pelo retorno Guilherme.

Leave A Comment